Quaresma - (Data: 05/03/2012)

Batismo e Tentação de Jesus      (Marcos: 1:9-13)
Ora naquela dia veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão. No momento em que Jesus saia da água, João viu os céus abertos e descer o Espirito em forma de pomba sobre ele. E ouviu-se dos céus uma voz “Tu és o meu filho muito amado, em ti ponho minha afeição.”E logo o Espirito o impeliu para o deserto. Aí esteve quarenta dias. Foi tentado pelo demônio e esteve em companhia dos animais selvagens. E os anjos o serviam.

Tentação no Deserto      (Lucas: 4:1-13)
Cheio do Espirito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espirito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio quarenta dias. Durante este tempo ele nada comeu e, terminados estes dias, teve fome.Disse-lhe então o demônio: “Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão.” Jesus respondeu: “Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus”.O demônio levou-o em seguida a um alto monte e mostrou-lhe num só momento todos os reinos da terra, e disse-lhe: “Dar-te-ei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram dados, e dou-os a quem quero. Portanto se te prostrares diante de mim, tudo será teu.” Jesus disse-lhe: “Estás escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás.”O demônio levou-o ainda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: “Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. E que sustivessem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra” Jesus disse: “Foi dito: Não tentarás o Senhor teu Deus.” Depois de tê-lo assim tentado de todos os modos, o demônio apartou-se dele até outra ocasião.

Fazendo uma reflexão desta parte do evangélico, colocando isso em nossa existência terrena. Conseguimos encontrar muitas respostas de varias dúvidas que estão impregnadas em nossas mentes.
Quaresma momento de reflexão e aprimoramento de cada espirito, reflexão interna de seus sentimentos, pensamentos, palavras, atitudes. Reflexão externas superando todos os tipos de vícios, indo além do seu limite, ou melhor buscando um aprimoramento de seus limites. Superando suas limitações, limitações estas que por vezes estão aparentes, ou escondidas bem no fundo de seu ser.
Como vimos segundo o evangelho, Nosso Senhor Jesus Cristo depois de ter sido batizado e sentindo-se acolhido pelo divino Espirito Santo, estando nos braços de nosso Deus Pai todo Poderoso. Foi conduzido ao deserto, para ser posto a prova e mostrar verdadeiramente que estava pronto para seguir sua missão designada pelo Pai Criador. Seria uma sucessão de provas que duraria 40 dias. Onde ele estaria em completo Jejum de sua matéria, mas completamente alimentado e saciado em seu espirito. Quando o demônio pede para que ele transforme a pedra em pão para saciar sua fome, e o mestre Jesus responde que nem só de pão vive o homem, ele quer dizer que não precisa de pão, pois ele tem o alimento maior que é a certeza de um Deus que tudo pode, e que permite que as dificuldades aconteçam para que seus filhos se tornem mais fortes e cientes dos seus reais fundamentos. Por vezes em nossas vidas acreditamos que precisamos de muitas coisas: muitas roupas, muitas jóias, muitos alimentos, muitos de muitas...  
Sem nos darmos conta de que para viver na plenitude do Senhor Jesus é preciso muito pouco. Não estou eu aqui dizendo que não precisamos comer, nem vestir, precisamos ter onde morar, o que comer, queremos o melhor para os nossos e para nós mesmos. E você deve ter a certeza de que Deus e Jesus  em seu infinito amor por nós deseja que todos os seus filhos tenham o melhor, pois acima de tudo eles nos dão o melhor. Todos os dias acordamos com um amanhecer esplendoroso, magnifico digno de um Pai que muito ama seus filhos. Mas o que eu preciso dizer é que o nosso desejo de muito ter e ser não pode ser maior do que  nossa vontade e força de permanecer no bem. No caminho que Jesus trilhou e deixou para que nos o seguíssemos. Não podemos deixar de lado a plenitude do Pai Criador e de Nosso Senhor Jesus Cristo para nos apegarmos aos bens materiais, as mesquinharias que estão a nossa volta. Precisamos adquirir  o equilíbrio, que para termos algo, não precisamos nos transformar em seres que não estão de acordo com os preceitos divinos. Não podemos deixar que a maldade alheia adentre nossos corações transformando tudo e nos dando a sensação de que  é muito normal. Não devemos deixar que a ganância de ter e ser, façam parte do nosso espirito, fazendo de nós pessoas sem escrúpulos, sem decência, nos transformando em pessoas que arranjam pretextos e desculpas, para seu eu errôneo e ganancioso. É neste período da quaresma que podemos ter a sensatez de buscarmos com um pouco mais de afinco a disciplina de nós mesmo. Devemos passar cada dificuldade, cada provação, com muita honra, pois se estamos sendo postos a provas é porque temos a certeza que nosso Pai Criador esta conosco. Só atingimos a evolução, o crescimento, o aprimoramento do espirito e do ser humano, através das dificuldades impostas.
Não questione suas dificuldades, aprenda sempre algo de bom com seu sofrimento. Adquira sabedoria de suas lagrimas que foram derramadas.
Resgate sua força através do seu sofrimento, tire das tristezas que atormentam sua mente a complacência de encarar cada dia como um recomeço.
Tire do sentimento de revidar ou da vingança de algo que foi lhe imposto a plenitude do perdão e o amor incondicional de nosso Senhor Jesus Cristo.
Caros irmãos espero ter sido esclarecedor este momento, reflitam, e se possível introduzam em suas vidas.

Ensinamento psicografado em  27/02/2012.

0 comments:

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Adaptações por Domi.