Quizilas dos Orixás (Data: 06/11/2012)



Entendemos por quizila tudo que o Orixá não aceita. Com isso temos um território bastante amplo para conhecer. Para nós umbandistas, temos que ter em mente que devemos sempre dar o nosso melhor ao Orixá. Podemos concluir que existem dois tipos de quizilas: aquela que se direciona para o lado material e outra  para lado espiritual. Cada uma tem sua função.                                                 
A do lado material são quizilas que podemos tocar, pegar, sentir, ofertar. Por isso são objetos, lugares, comidas. E podemos fazer bom uso deste conhecimento quando um filho de Orixá, esta de resguardo para seu orixá, então deverá permanecer longe disso, como forma de respeito e dedicação ao seu Orixá.                                                                              A quizila do lado espiritual eu diria que seria a que tem maior importância aos olhos de nossos orixás, porque mostra que tipo de filhos somos realmente para eles. Explicando melhor, poderia dizer que mostra nosso caráter, nossos sentimentos, nosso propósito de estar aqui, mostra nossa alma e o que vai nela.                                                                  E cada Orixá com suas características mostra que tipo de quizilas seus filhos devem ficar longe. Ou então, o que não podemos fazer pois não temos a aprovação de nossos pais. Com este conceito daremos inicio a um raciocínio que meu grande mestre e Pai São Jorge de Ogum tem me passado.

OXALÁPara nosso Pai Oxalá que tem amor ágape por seus filhos. Amor Ágape significa um amor incondicional, independente de nossos erros e acertos. Ele nos ama e nos protege. Nos protege por vezes até  de nós mesmos. Pois quase sempre somos nossos maiores inimigos.  E tudo que é ao contrário disso podemos concluir que é quizila de Oxalá. Então toda vez que negamos ajudar ao próximo, que maldizemos um irmão, que negamos o perdão divino. Isso são quizilas de nosso Pai OXALÁ.                                                                                        

OGUM  -  Pai OGUM senhor dos caminhos, um pai guerreiro, forte, corajoso, que tudo pode com a benção de  OXALÁ.  Para nosso Pai OGUM  que é cavaleiro de Oxalá, e com isso fiel as palavras do Evangelho, que nosso senhor Jesus Cristo deixou sobre a terra. Ogum pede a seus filhos que sejam fiéis aos mandamentos de DEUS. Que sejam fiéis aos propósitos divinos. Pede a seus filhos que sejam honestos..., honestos com a vida, honestos com si mesmos. OGUM  também pede fidelidade...fidelidade com DEUS, fidelidade com os seus amigos, e aos seus que te rodeiam,  fidelidade com quem um dia lhe estendeu a mão. Ser fiel ao preceitos divinos, amando ao próximo como a ti mesmo. Então sempre que somos ingratos com alguém, que somos traiçoeiros, e quando falamos o que sentimos pelas costas do outro, quando sorrimos para alguém que não desejamos sorrir, pois  pouco tempo atrás estávamos falando mal desta pessoa, toda vez que fugimos do  evangelho de Cristo quando temos que tomar  decisões importantes na vida, como perdoar, não entender... mas aceitar. Ogum pede para que sejamos fiéis, honestos, limpos e verdadeiros. E toda vez que fazemos ao contrário  estamos fazendo a quizila de nosso pai OGUM.                                                                                                                                                                                                          


OXOSSI -  Para nosso Pai OXOSSI que é nosso pai do conhecimento, pois nele habita todo conhecimento para curar nossas feridas..., feridas do corpo , da mente, da alma. É o grande caçador, busca o alimento aos seus e com isso o sustento de todos, mas como todo bom caçador é muito sábio e paciente, pois é necessário tudo isso para ser um bom caçador. Nosso Pai OXOSSI de uma grandeza inigualável, com seus conhecimentos, sobre a alma humana. Conhecimentos aplicados sempre para a cura de todos os males que afligem os seres humanos. Com sua paciência que nunca se acaba, diante de nossos erros, que geralmente são muitos. Com sua coragem de caçador em enfrentar os maiores perigos, e nos ajudando a vencer a todos os obstáculos. Nunca cansado e sempre pronto para os seus... E também carrega consigo o conhecimento de um grande feiticeiro, podendo nos libertar de qualquer mau espírito  que estiver fazendo-nos sofrer.  Por tudo isso podemos concluir que quizila de nosso Pai OXOSSI  é sempre que nos colocamos na posição de preguiça, sem vontade de fazer nada pelos nossos, sem vontade de crescer, trabalhar, prosperar, apenas ficamos parados esperando a vida passar e aguardando os frutos caírem em nossas mãos. Quando somos impacientes com os erros alheios, quando o medo dentro de nós, acaba falando mais alto do que a vontade de continuar. Quando nossos sentimentos com relação ao próximo são nulos, tendo importância somente EU .                                                                                             


XANGÔ -  Para nosso Pai Xangô que é nosso pai da Justiça, da sabedoria, do equilíbrio. Justiça com sabedoria no julgamento e equilíbrio nas punições. Nosso Pai XANGÔ, pai de bondade, de complacência, de generosidade. Um pai que aplica a justiça divina sempre buscando o aprimoramento de seus filhos. Busca uma evolução constante que nunca se acaba, pois tem a certeza que seus filhos sempre podem evoluir. Um Pai que enxerga seus filhos sem medo de ver quem realmente são, pois tem a bondade nos olhos, a complacência no coração, porque compreende que seus filhos são apenas pequenos espíritos em evolução em busca de algo que desconhecem. Um pai que com uma infinita sabedoria traz consigo a generosidade para seus filhos, tentando de todas as formas passar para os seus sua sabedoria e seu equilíbrio. Procurando mesmo sendo O Pai da Justiça não julgar seus filhos, ou então inevitavelmente quase sempre seriamos culpados, porque em toda situação há sempre dois lados de uma mesma moeda. E com tudo isso ele apenas se dedica a nós e aguarda o momento de nossa evolução... Então por tudo isso concluímos que a quizila de Pai XANGÔ é sempre quando nós buscamos fazer justiça com as próprias mãos, uma justiça cega, sem sabedoria e equilíbrio. Quando julgamos o próximo sem a menor bondade nos olhos, quando julgamos sem a menor complacência em nossos corações, e deixamos de lado qualquer generosidade, para apenas nos sentirmos donos da razão. Para entramos num patamar de todo poderoso. Em que somos sempre os certos, as vitimas. E a outra parte é errada. É também quizila de Pai XANGÔ quando numa sabedoria absurda, somos impacientes com a evolução alheia, porque nosso amado Pai tem toda complacência com nossa evolução.                                                                                                                   


OMULU e OBALUAIÊNosso mestre Omulu e Obaluaiê grandes mestres, de tamanha grandeza de luz  e amor a nós, um amor incondicional, pois optou em permanecer ao nosso lado nas passagens e transformações de nossos espíritos e matérias. Senhor OMULU senhor da morte, uma morte divina que nada mais é, que a transformação do espirito. Uma  libertação para transformação. Senhor OMULU também permanece sempre perto dos desencarnados aflitos, aqueles perdidos em ódios, vinganças, mágoas, e das próprias mazelas que acompanham seus espíritos, aguardando o momento de cada espirito aceitar seus erros, suas fraquezas, e aceitar a ajuda que ele tem a oferecer a seus filhos. Por amor a nós, por amor a vida eterna ele aguarda  o momento certo para socorrer seus filhos e ampara-los. Senhor OBALUAIÊ senhor da transformação, é ele que ajuda a transformação do  espirito para suas reencarnações, por amor a nós e amor a vida, esta sempre pronto a nos auxiliar no caminho novo que surge em cada reencarnação. Senhor OMULU e Senhor OBALUAIÊ  junto com seus filhos nos momentos de maiores aflições e desespero, quando temos a constatação de uma doença em nossa matéria, doença esta que não foi dada por eles, como muitos acreditam, mas foi atraída para nós devido as nossas ações e atitudes com os outros e principalmente com nós mesmo. E eles pais amorosos e dedicados escutam nossas suplicas em busca de cura, cura esta que por vezes somente conseguiremos no campo espiritual. Mas nossos mestres continuam priorizando a vida e dando ela a nós seus filhos. Com isso concluímos que quizilas de nossos Mestres OMULU e OBALUAIÊ é sempre que atentamos contra nossa própria vida, e sempre que buscamos a morte prematura, sempre que buscamos seja com atos ou pensamentos nos prejudicar. Podemos ter a certeza que é quizila de senhor OMULU e OBALUAIÊ  todo tipo de vícios: seja drogas, bebidas, remédios, tudo que for em desequilíbrio para nosso corpo: comida, sexo, obsessão de qualquer espécie. Devemos sempre preservar a vida a todo custo, a sua vida e a do próximo.                                                                                                                                                                                                                                
                   

OXUMMamãe OXUM... Mãe de amor, puro e singelo Amor... Amor sublime de grandeza indivisível, Mãe que acalma nossos corações, que tranquiliza nossos espíritos. Mãe que lava as feridas do espirito, do coração, ajudando a cicatrizar tudo.  Mamãe OXUM  que sabe acolher seus filhos, filhos certos, filhos errados,  mas todos seus filhos. Mamãe OXUM que passa a seus filhos todo amor do mundo,  para que eles também aprendam a passar o amor ao próximo. Mamãe OXUM que ama ser nossa mãe e para ela sempre seremos seus pequeninos. Então por tudo isso concluímos que as quizilas de mamãe OXUM   sempre será quando  deixamos de transmitir amor ao próximo, sempre que maltratamos uma criança, ou praticamos um aborto e até mesmo quando somos a favor de tal fato, incentivando algo neste sentido. Sempre que por vaidade própria deixamos de nos dedicar ao próximo, aos nossos, e principalmente as nossas crianças, porque nossa mamãe OXUM  se dedica  plenamente a todos nós.                  


YEMANJÁ -  Nossa mãe terna, amorosa, pacificadora, extremamente equilibrada. Mãe doadora, priorizando sempre seus filhos. Mãe conciliadora trazendo a paz, levando todas as impurezas para profundezas do mar e não entregando a mais ninguém. Mãe que sabe colocar os limites aos seus filhos  apontando sempre qual o melhor caminho devemos seguir. Mamãe YEMANJÁ  que ama, que compreende sem entender, que busca incessantemente trazer a tona nosso equilíbrio, equilíbrio emocional, equilíbrio espiritual, equilíbrio em nossa matéria. Então por tudo isso chegamos as quizilas de nossa mãe YEMANJÁ:  toda vez que deixamos de ser a parte pacificadora e nos tornamos irados, cheios de mágoas e ódios. Quando esquecemos de nossos filhos, de sermos amorosos e dedicados a eles, que punimos sem equilíbrio. Que não impomos limites aos nossos pequenos. Não impomos limites aos outros para conosco, que cedemos sempre a tudo e a todos, causando grande problemas, tristezas e feridas em nossos espíritos e matérias. Toda vez que em vez de levar uma palavra amiga levando a paz você leve a fofoca, a discórdia, a intriga entregando a todos que estão ao seu lado causando grandes males.  Sempre que perdemos nosso equilíbrio e não fazemos nada para buscá-lo novamente, estamos vivenciando uma quizila de Mãe YEMANJÁ.                                                                                                                                        


IANSÃ -  Nossa mãe guerreira, orixá da transformação, mamãe IANSÃ é uma mãe que luta por seus filhos, não importando o tamanho da batalha que esta a sua frente, ela nunca desampara um filho seu. Impetuosa, guerreira, defensora, tudo faz para conseguir que seus filhos possam atingir seus objetivos. Tudo que for de merecimento de um filho seu nunca lhe será tirado. Mãe IANSÃ também uma mãe severa, pois aplica as leis divinas com muita propriedade. Sabe que os filhos precisam dos limites, para seu crescimento  espiritual. Sabe que sempre existe algo, que seu filho pode transformar em melhor, para sua  própria evolução. Mãe que sabe conduzir seus filhos aflitos e desencarnados, para um lugar de aprimoramento e evolução, sabendo respeitar que todos tem o seu momento para isso, e aguardando cada momento preciso para fazer a condução. Então concluímos que as quizilas de Mamãe IANSÃ seria sempre que deixamos que o desânimo tome conta de nosso ser. Sempre quando paramos diante da vida com medo do que vem depois.  Bloqueando qualquer tipo de transformação, não acreditando que é desconhecido apenas para nós, pois para ZAMBI não existe segredos ou mistérios. Sempre que nos deixamos levar por maus pensamentos, e nos permitimos ser conduzidos por eguns aflitos. Pois os eguns somente tem força sobre nós com nossa passividade. Toda vez que deixamos de acreditar em nós mesmos e passamos a ser nosso pior inimigo também estamos vivenciando uma quizila de mamãe IANSÃ.                                    


NANà BURUQUE  -   
Consideramos a avó dos Orixás, nossa avó NANÂ... sábia, generosa, com um grande amor por todos os seus. Senhora da morte, pois é ela que junto com senhor OMULU ajuda a fazer a transformação da vida, pois a morte nada mais é que transformação da vida.                                                                                               
NANÃ BURUQUE senhora da vida e morte pois também esta presente na transformação dos seres para reencarnação. Avó NANÃ paciente com nossas evoluções, generosa com nossas falhas, piedosa com nossos erros, amorosa e zelosa por todos nós. E por tudo isso concluímos que suas quizilas se aplicam sempre que fazemos pedidos errados, pedidos de mortes... seja nossa própria morte ou a do próximo. Sempre que perdemos a vontade de viver, sempre que 
desistimos de viver, sempre que aceitamos os problemas da vida, e usamos isso para que haja uma desistência de vida. Sempre que mal dizemos a vida que temos, sempre que nos tornamos pessoas cheias de reclamações com tudo e de todos.                                                                                                                    

Psicografado pelo espirito São Jorge de OGUM
Pela médium Andréia.


Banhos


O banho é o melhor meio para usufruir das substâncias terapêuticas e energética das ervas.
1 - Banho de imersão: Não deve ferver a água com a erva. Primeiro ferve a água, ai coloca-se a erva, deixando em repouso para esfriar, retira-as da água e usa o sumo para o banho. (exemplo camomila que serve para estresse, ansiedade e crises de pânico). Sem estes cuidados pode-se ter alergia ao elemento e reações indesejadas na pele.
 Pode-se imergir a pessoa em uma banheira com ervas, ficando ali por maior tempo, recebendo o beneficio em mais alto grau. Média de 20 a 40 minutos no máximo. Após e durante o banho é recomendado sempre chá de camomila pois cuida das emoções.

2 - Segue o mesmo padrão de preparo do banho de imersão, mas o banho não é de imersão na banheira, a pessoa que vai banhar-se fica prostrada de joelhos em sintonia com o campo celeste, e o banho é jogado na pessoa, a substância fica em contato com a pele algum tempo, sem enxugar para absorver os fluídos.

3 - Uma outra maneira de retirar o extrato energético das plantas. É a maceração das ervas usando água fria. De preferência mineral, do poço, cachoeira, nascente natural. Mas se não tiver essas águas também pode-se usar água da torneira. Usando águas cristalinas o efeito será com intensidade maior pois a água absorve plenamente a magnetização astral e a fluidificação das ervas. Colhe-se as ervas respeitando os horários para um melhor aproveitamento dos seus fluidos, lava todas as ervas e vai colocando no recipiente do banho já com água macerando uma a uma, evocando as forças divinas de Zambi (DEUS), suas forças vivas neste mundo, a energia necessária que o banho tenha para a pessoa que vai banhar-se. Chamando a energia elemental do orixá ou guia correspondente neste banho. Sem enxugar para absorver os fluidos.

OBS: Sempre um banho de descarrego ou energização deverá ser dado por uma segunda pessoa, partindo do principio de quem esta doente não tem como ser seu próprio remédio. Somente em casos esporádicos em que o guia ou mentor diga que a própria pessoa poderá se banhar pois ai ela será instrumento deles.
Isso também vale em relação aos horários de colher as ervas, esses horários são fundamento básicos para as ervas serem colhidas, mas cada caso é um caso, tudo pode acontecer. E a palavra final é sempre do guia ou mentor, então se por acaso houver uma emergência, e não estiver dentro do horário e seu guia ou mentor pedir que colha as ervas necessárias para um descarrego ou energização de alguém tenha certeza que tudo sairá a contento. Pois você terá a permissão de um emissário de luz.


ERVAS PARA AFASTAR MAUS ESPÍRITOS  -   
São usadas para fazer Sacudimentos de Pessoas e Ambientes como:                                                                   Aroeira -  Losna – Cipó -  Comigo-Ninguém-Pode -  Fumo -  Alho -  Crisântemo -  Bananeira -  Abre-Caminhos - Espada de São Jorge -  Pinhão Roxo -  Guiné -  Mamona -  entre outras.

ERVAS PARA AMULETO - Usadas com a finalidade de Proteção e Segurança, são as seguintes:                                                                                                                                  Alfavaca ou Manjericão -  Guiné – Arruda  – Alecrim - Canela Preta - Espada de Ogum entre outras.                                                                                                                     Aqui está alguns benefícios que as ervas podem trazer nos banhos, digo alguns pois cada erva tem muitas finalidades, e tudo depende nas mãos de qual orixás vamos deixa-las para preparar o banho ou infusão.
BANHOS DE ERVAS 
Arnica – afasta a negatividade
Abre Caminho – novas forças
Alecrim – clareza mental
Arruda – proteção
Anis Estrelado – aumenta a auto-estima
Água-de-arroz – calmante
Alfazema – mudança
Camomila – limpeza (bactericida)
Canela – limpeza, força e prosperidade
Cravo da Índia – estimulante
Erva doce – boas energias
Espada de São Jorge – proteção
Folhas de Manga – prosperidade
Folhas de Louro – prosperidade
Fumo – proteção
Flor de sabugueiro – calmante
Guiné – proteção e força
Girassol (sementes) – acelera as mudanças
Hortelã – aceitação
Levante – força, melhorar a auto-estima
Losna – corta a negatividade (raivas)
Macela – calmante (bom para insônia)
Manjericão – equilíbrio, renova as células do organismo
Pitanga (folhas) – melhora a circulação
Rosas brancas – limpeza
Rosas vermelhas – energia

Ervas



Com a fé pode-se:
  • Utilizar elementos da natureza para restaurar a saúde;
  • Recuperar a auto- estima das pessoas;
  • A água adquirir propriedades terapêuticas;
  • Os cristais ampliarem sua energia emanada;
  • As cores serem fontes de energias para harmonização;
  • Fazer os métodos terapêuticos terem melhor resultado e etc.

ERVAS
No universo tem-se dois tipos de forças  (polaridades ou caráter emocional): YANG E YIN.  As ervas são agrupadas nessas duas categorias
Yang – Pólo positivo, ativo, masculino;
  • Plantas com tons fortes, como verde musgo, verde bandeira, verde escuro e etc.
  • Luz solar
Yin – Pólo negativo, passivo, feminino;
  • Plantas com tonalidades suaves, ou cores como laranja, vermelha, amarela com traços avermelhados, verde claro, amarelo claro, azul e etc.
  • Luz lunar

  • Ervas com terminação ponteaguda ou cheiro forte, intenso: tem propriedades absorventes, servem para absorver energias densas, contagiosas e de natureza inferior. Exemplos: Arruda, guiné, alho, samambaias.

  • Ervas aromáticas, com cores suaves ou vibrantes cheiro agradável: tem propriedades que assimilam elementos emocionais ou emoções dentro de ambientes domésticos, favorecem estado de consciência, harmonia, saúde, ou seja, age no plexo solar limpando energias dentro e acalmando. Exemplos: manjericão, poejo, menta, erva cidreira, capim- de-Aruanda.

  • As ervas de cheiro atuam na intimidade do sistema nervoso, no hipotálamo, estimulando elementos no cérebro gerando auto estima.

  • Os aromas cítricos dessas ervas, frutos e flores vibram com emoções superiores, liberando toxinas mentais etéricas e físicas, também favorecendo a saúde harmônica.

Como retirar as ervas de seu habitat:

  • Não se colhe ervas para fins terapêuticos de madrugada ou de noite, isso se quisermos aproveitar as propriedades medicamentosas e fluídos, pois a noite a vitalidade somente é suficiente para manter a planta viva.

  • As Raízes colher pela manha até mais ou menos 9h, respeitando o fluxo do fluído vital, pois é o horário que os raios solares ainda estão em processo de aquecimento, então é quando se concentra o fluído vital nas raízes.

  • Folhas e Frutos deve-se colher até mais ou menos as 15h, pois é quando o sol irradia com mais intensidade sendo os raios revitalizadores, circulando nas extremidades com mais vitalidade, usando as ervas para terapia energética ou medicina espiritual haverá mais eficácia.

  • O Caule deve-se colher após as 15h pois é quando o bioplasma / fluído vital da planta inicia a descida em direção a terra energizando o caule.

Ao manipular ervas deve-se preservar suas propriedades.
Pode-se colher a planta em qualquer horário, porém, somente seus elementos químicos serão extraídos e não sua vitalidade.
As ervas secas atendem as causas de saúde física, no entanto, se o objetivo é elemento fluídico, etérico ou dinâmico a erva perde ou muito se altera na secagem.
Com o magnetismo altera-se o fluxo energético e vital das plantas, mas isso é assunto mais avançado.
No trato com as fontes de energia vital, a oração e a força do pensamento e da fé agem sobre os fluídos dispersos ou concentrados da natureza. Na maceração, o ato de pedir aos espíritos que ajam os elementos curativos, melhora o resultado, desde que efetivamente e não da boca pra fora.
Importante destacar que a homeopatia, ou ervas não substituem a alopatia e consultas com médicos terrestres, o bom senso deve prevalecer. A dor, infecções e inflamações devem ser tratadas com os recursos clássicos em conjunto com fenômenos acessórios. As fórmulas devem ser usadas com discernimento e feitas a risca por serem fórmulas. São auxiliares ao tratamento e não curadoras totais. Além disso, sem mudança de hábitos ou reeducação das emoções e pensamentos não funcionara ou o efeito retornará. A lua exerce influencia nas marés, no clima e em outros eventos da natureza, inclusive partos animais e humanos. Devendo sempre se atentar a ela.
Retirado do livro Corpo Fechado pelo espirito de Pai João do autor Robson Pinheiro

Oxalá
Manjericão verde – Folha de Boldo – Levante - Alecrim Miúdo – Alecrim do Campo –  Girassol - Erva Cidreira – Erva Quaresma – Folha de Laranjeira – Poejo – Hortelã - Manjerona – Algodoeiro – Funcho – Malva Branca Cheirosa – Camomila – Folha da Costa ou Folha da Fortuna -

Ogum
Espada de Ogum – Lança de Ogum – Manga Espada (folha) – Aroeira – Cindo Folhas   Rubi – Jurubeba – Tulipa – Romã (folhas) - Samambaia do Mato - Abre Caminho                          Comigo Ninguém Pode - Losna – Sabugueiro – Erva de Bicho – Vence Tudo ou Periquitinho de Ogum –  Carqueja – Agrião – Pata de Vaca –  Cipó Chumbo –       Jatobá (folhas)  - Palmeira de dendezeiro (Mariwo) – Arnica – Levante – Guaco – Guiné – Peregum (vermelho e verde) – Porangaba (folhas) – Crista de Galo -

Oxossi
Salgueiro Chorão – Carapiá - Guiné – Arruda - Jurema (folhas) – Samambaia – Alfavaca - Ipê –Malva cheirosa – Dracema – Parreira do Mato – Figo do Mato – Gervão Roxo  – Sabugueiro – Picão do Mato – Mil Folhas -  Malvarisco – sete sangrias – Unha de Vaca Chapéu de Couro – Alecrim do Mato – Cipó Caboclo  – Azedinha – Tamarindo (folhas) Eucalipto (folhas) – Pariparoba – Malva Rosa – Guaco – Capim Limão – Manjericão – Acácia - Caiçara

Xangô
Goiaba (folhas) – Limão (folhas) – Quebra Pedra – Alecrim do Mato – Fedegoso                         Lírio da Cachoeira e Banhado (folhas) -  Erva Tostão – Parreira (Folhas) –           Abacate (Folhas) –  Café (folhas) - Erva de São João – Saião (folhas) – Abre Caminho – Folha da Fortuna ou Folha da Costa – Louro (folha verde) – Erva de Bicho – Maria Preta  - Gervão – Mangueira (folhas) – Alfavaca Roxa – Manjerona – Hortelã –       Cipó Mil Homens – Mentrasto – Nega Mina – Betis Cheiroso – Folha de Fogo –        Pau Perreira - 


Omulu – Obaluaiê
Agapanto Lilás – Pipoca (estourada na areia do mar) – Folha de Mamona – Babosa - Alfavaca Roxa –Mostarda (folhas) – Canela de Velho – Velame – Gervão –             Fruta de Pomba (folhas) – Zínia roxa e lilás - Folhas de Laranja Lima -                   Folhas de Milho - Barba de Velho - Vassoura Preta - Sete Sangrias - Espinheira Santa - Assa Peixe

Yemanjá
Alfazema – Lavanda - Rosas branca (pétalas e folhas) – Jarrinha - Rama de Leite -   Cana do Brejo Branca, Algas Marinhas, Alfavaquinha, Flores Branca de qualquer Espécie – Aguapé – Camélia -  Folha da Costa – Jasmim - Malva Branca - Taioba branca -  Pariparoba –  Avenca – Panacéia –   Violeta (flores e folhas) – Quitoco                Arruda fêmea (colhida a noite) – Manacá –– Folhas de Lagrima de Nossa Senhora – Vitória Régia – Açucena – Jasmim – Hortelã - Alteia Malvarisco – Anis –                Erva de Santa Luzia – Pata de Vaca – Mastruço -

Oxum
Rosas amarela e branca (folhas e pétalas) – lírios (folhas e pétalas) – alfazema – oriri de oxum(também conhecida como erva jabuti ou alfavaquinha de cobra) – Folha da fortuna ou Folha da Costa - Malva Roa e Amarela– Dracena - Rama de Leite – Narciso -    Flores de Tonalidade Amarela - Lírios de toda espécie – Margaridas - Flor de Maio - Amor Perfeito – Madressilva -  Quitoco -  Oriri – Mutamba – Melissa - Ipê Amarelo - Erva de Santa Maria - Erva de Santa Luzia – Colônia – Camomila - Assa peixe -  Aguapé - Cambuí Amarelo - Malvarisco – hortelã – Camomila – Alfavaca – Arnica – Calêndula – Erva Cidreira - Gengibre

Iansã
Espada de Iansã – Broto de Bambu – Alfazema – Amor Agarradinho – Dormideira – Pitangueira (folhas) – Romã (folhas) - Catinga de Mulata – Cordão de Frade –    Eucalipto de Limão – Flamboiant (folhas e flores) - Hortelã – Louro (folhas verde) –   Manjericão Roxo – Maravilha Bonita –  Erva Santa Maria – Umbaúba - Folha de Fogo Capeba -  Bredo sem Espinho - Malmequer Branco e Laranja - Flores Vermelhas ou Coral – Dracena – Papoula – Gerânio - Erva de Passarinho - Erva Tostão – Guiné – Jaborandi – Louro (folhas verde) - Malva Rosa - Nega Mina – Peregum - Pinhão Roxo

 Nanã
Alteia Malvarisco – Penicilina – Violeta Flor e Folhas – Agapanto –                                        Angelim Amargoso (flores e folhas) – Assa de Peixe – Avenca – Cedrinho – Cipreste – Gervão – Manacá - Quitoco – Erva Cidreira – Alfavaca Roxa  – Avenca – Manacá – Quaresmeira – Pinhão Roxo de Preto Velho – Oriri ou Alfavaquinha de Cobra Alfavaca roxa - Cana do Brejo – Capeba -  Erva de Passarinho – Jarrinha -  Manacá - Maria preta Mutamba -  Quaresmeira - Rama de Leite

Erês
Amoreira – Alfazema – Groselheira – Hortelã – Rosa branca – Alecrim –          Laranjeira (folhas e flores) – Manjericão – Sálvia – Poejo – Manjerona – Hortelã Melissa – Camomila – Cidreira – Funcho -  Guaraná (folhas e fruto)

Pretos Velhos
Guiné – Eucalipto – Arruda – Manjerona – Pinhão de Preto Velho Roxo -                  Café (Folhas)

Exu
Angelim amargoso (casca da árvore) As cascas dizem respeito a Exu; elas são aplicadas em banhos fortes de descarrego, com o propósito de destruir os fluidos negativos.
Comigo ninguém pode também usado para destruir fluido negativos e é formado um escudo energético protetor sobre a pessoa.
Picão preto – Unha de Gato – Chorão – Raiz de Cana de Açúcar - Carqueja


 
Layout feito por Adália Sá | Adaptações por Domi.